Header

Grupos da Série A1 são definidos e Corinthians está no Grupo da Morte

CAMPEONATO PAULISTA 2019 FOTO: RODRIGO GAZZANEL

POR MAURO ADAMOLI –ORIGINAIS DA BOLA– (REDAÇÃO PIRAMUNDO)

A FPF (Federação Paulista de Futebol) definiu na tarde da última terça-feira (22), os grupos e o regulamento do Campeonato Paulista Série A1 de 2020. O formato segue o mesmo, com quatro grupos de quatro equipes cada, com cada time enfrentando as equipes das outras chaves, totalizando 12 jogos para cada. Ao final da primeira fase, os dois primeiros de cada chave se classificam para as quartas de final, enquanto que os dois piores, independentemente do grupo, serão rebaixados à Série A2.

No Grupo A, o Santos é o cabeça de chave e irá em busca de seu 23º título. O Peixe enfrentará Ponte Preta, Oeste e Água Santa. A equipe de Campinas esteve no mesmo grupo do Santos em três dos últimos quatro Paulistas, sendo que em 2017 (quando foi vice), a Macaca eliminou o Peixe. O Oeste tenta chegar às quartas de final pela primeira vez no novo formato, enquanto que o Netuno volta após três temporada na Série A2.

O Palmeiras estará no Grupo B, ao lado de Novorizontino, Botafogo e Santo André. A equipe de Novorizonte disputará a Série A1 pelo quinto ano seguido e em todas as edições esteve no grupo do Verdão, sendo que as equipes se enfrentaram nas quartas de final nas últimas três edições, sempre com classificação do Alviverde. O Botafogo, que disputa a Série B nacional, é na teoria o principal concorrente do Palmeiras na busca pela semifinal e o Santo André volta após ser campeão da segunda divisão paulista.

O São Paulo caiu no Grupo C, ao lado de Ituano, Mirassol e Inter de Limeira. O Tricolor e o Galo de Itu caíram no mesmo grupo em 2019, sendo que a equipe do interior terminou à frente do São Paulo na classificação, mas foi eliminado pelo Tricolor nas quartas. O Mirassol (adversário do XV na Copa Paulista) não chega às quartas desde 2011 e a Inter de Limeira (carrasca do Nhô Quim na última Série A2) disputará a primeira divisão pela primeira vez desde 2005, ano do último título estadual do São Paulo.

O Corinthians foi o último sorteado e estará no Grupo D, ao lado de Ferroviária, Guarani e Bragantino, que no ano que vem passará a se chamar Red Bull Bragantino em razão da parceria com a mesma. O Timão é o atual tricampeão da competição e buscará seu primeiro tetracampeonato da história, algo que apenas o Paulistano (que não tem mais o futebol profissional como esporte) conseguiu. Essa é a chave mais complicada, já que contém dois times da Série B do Brasileirão (Bragantino e Guarani), sendo que o Braga é o líder e favorito a subir para a primeira, além da Ferrinha, que só foi eliminado pelo Timão neste ano nos pênaltis.

A principal mudança no próximo Paulistão é no número de datas, que diminuirá de 18 para 16, em razão da data FIFA marcada no mês de março. Como consequência da diminuição de datas, as quartas de final e a semifinal serão disputadas apenas em uma partida, na casa da equipe de melhor campanha. Outra mudança que chama a atenção é que os técnicos não poderão comandar mais que uma equipe na competição. Os times só poderão inscrever 26 atletas e o campeão receberá R$ 5 milhões, enquanto que o vice ganhará R$1,65 milhão.

RÁDIO PIRAMUNDO COM OS ORIGINAIS DA BOLA.
AQUI, O FUTEBOL VAI ALÉM DAS QUATRO LINHAS!

0

ASSINE PARA RECEBER NOVAS PUBLICAÇÕES

1